Rojōes

Rojōes

Rojões é uma receita da culinária portuguesa, preparada com pedaços de carne de porco da parte da pá, perna ou da barriga, pesando aproximadamente 50 a 60 gramas cada, que são fritos em banha num tacho de preferência de ferro, porém, se não o tiver, pode frita-los em outra qualidade de tacho.

Na região do Minho, Norte de Portugal, existe uma receita com rojões que é bem tradicional, chama-se Rojões à moda do Minho, e antes da sua preparação, os rojões precisam ser marinados de um dia para o outro, e são temperados com os seguintes ingredientes: vinho verde, alho, sal, pimenta, louro e colorau. Para a  sua confeção são usados ingredientes diversos, além da carne de porco, como por exemplo, as tripas enfarinhadas, chouriço, fígado e sangue. E todos esses ingredientes juntos dão ao prato um colorido e uma aparência peculiar.

Entretanto, os rojões confecionado por mim não são à moda do Minho, por ser mais simples e fácil de preparar, apenas temperados com sal grosso e fritos na banha com o lume brando até ficarem bem louros.

 

  • 1,1kg (um quilo e cem gramas) de Carne de porco 
  •  1 Colher de sopa de sal grosso 
  •  250g de Banha de porco para fritar

 Dados úteis sobre a receita

  • Tempo de preparação: 50 minutos
  • Grau de dificuldade: baixo
  • Número de pessoas que serve: 3

Num tacho ao lume adicione a banha de porco e a deixe derreter.

Após a banha derretida, adicione a carne e o sal. Deixe o lume brando.

Convém sempre mexer a carne para não apegar no tacho, que deverá ficar cozendo entre 40 a 50 minutos, com o tacho de preferência destampado.

Passado o tempo estipulado, com a carne já cozida e loura, desligue o lume, e prepare os prato, porém, antes, deixe-a escorrer para nao ficar com excesso de gordura. Sirva-se e bom apetite.

Veja esta receita em video no YouTube

GuardarGuardar


Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
%d bloggers like this: