Vieiras

Vieiras

A receita de hoje são vieiras, moluscos marinhos que habitam principalmente as águas frias da América do Norte, norte da Europa e Japão. De cor branca, possui textura carnuda e leve sabor adocicado que lembra a carne da lagosta.

As vieiras podem ser servidas como entrada, prato principal ou como petisco em ocasiões bem especiais. Podem ser consumidas gratinadas, salteadas, in natura regadas somente com limão, e vai bem com acompanhamentos de saladas, risotos e massas.

Este fruto do mar é um dos mais caros aqui no Reino Unido, pois encontramos a venda nos supermercados por £ 7 cada 200g, isto significa que o quilo custa em média £ 35, todavia, penso que não seja diferente em outros países, e este é um dos motivos pelos quais o seu consumo não é tão popular na culinária mundial, com exceção da culinária francesa, onde é conhecido como Coquille Saint-jacques.

Assim como qualquer outro marisco, peixe ou frutos do mar, é fundamental no momento da compra dar preferência aos produtos frescos, posto que, quando frescos possuem aroma muito suave e de mar, o que não acontece se estiverem congelados , uma vez que ocorre uma inevitável alteração na textura.

Na hora de preparar as vieiras, o cozinheiro precisa ter muita atenção ao tempo de cocção, pois independentemente da receita, qualquer excesso no tempo de cozedura elas podem ficar enrijecidas, perdendo com isso suas características. Por exemplo, nesta receita de vieiras, o fruto do mar precisa ficar dourado de ambos os lados e o seu interior pouco cozido. Esta regra vale para quase todos os frutos do mar, com exceção do polvo.

Outro cuidado que se deve ter com as vieiras e na hora de temperá-las, e não usar temperos muito fortes para não ofuscar o seu sabor, o ideal é utilizar temperos que completam a sua sutileza, logo, dependendo do modo que são preparadas o tempero tende a direcionar o sabor para algum lugar.

 

  • 200g de Vieiras (198 kcal) 
  • Pimenta a gosto (2,55 kcal)
  • 1 Colher de sopa de sal grosso (0 kcal) 
  • 1/2 Limão (8,5 kcal)
  • Azeite para fritar (-)

 Dados úteis sobre a receita

  • Tempo de preparação: 20 minutos
  • Grau de dificuldade: baixo
  • Número de pessoas que serve: Depende

Tempere as vieiras com sal, pimenta do reino, algumas gotas de limão, e deixa-se marinar por 10 minutos.

Numa frigideira ao lume adicione azeite até tapar o fundo e deixe aquecer.

Assim que estiver quente, adicione as vieiras para fritar.

Deixa-se fritar por 2 minutos de uma lado, vire-as e mais 2 minutos do outro lado.

Desligue o lume, retire as vieiras da frigideira e o excesso de azeite com ajuda de um papel toalha.

Sirva-se e bom apetite.

 

Notas:

  • Teor calórico da receita = 209,05 kcal

* Lembrando que são valores aproximados das calorias, pois segundo especialistas frituras podem dobrar o valor calórico das preparações.


%d bloggers like this: