Tomate

Tomate

Tomate

O tomate é uma fruta originária das Américas Central e do Sul, pertence a família Solanaceae que também fazem parte as beringelas, as pimentas e os pimentões.

Sua utilização como alimento teve origem no México com os Astecas e outros povos da Mesoamérica, e depois da colonização das Américas pelos europeus, espalhou-se por todo o mundo.

A forma, o tamanho e a cor do fruto são as mais variadas, esta ultima varia entre o verde, o amarelo e o vermelho, devido aos pigmentos Caroteno e Licopeno encontrados no fruto.

O vermelho é o mais comum e rico em Licopeno, substância que fica dentro das células da fruta e é liberada quando exposta ao calor, por isso, este é considerado um alimento anticancerígeno.

Na fruta também são encontradas as Vitaminas A, C e do Complexo B, além dos sais minerais: Cálcio, Fósforo, Potássio, Magnésio e Ácido fólico.

O seu consumo se dá das mais variadas formas e maneiras, como em saladas, molhos, secos, sucos, doces, bem como na forma de processamento industrial através de purê, molho, massa e variedades de enlatados.

É um alimento com baixo teor calórico quando consumido in natura, a cada 100 gramas possui apenas 18 calorias.

img_5010

Em nosso site você encontrará algumas receitas, as quais o tomate é o protagonista, como por exemplo: o Arroz de Tomate, a Tomatada à Bernardino, o Doce caseiro de Tomate e a Tomatada, que são bem práticas de preparar e com baixo teor calórico.

Na Inglaterra encontramos variedades de tomates nos supermercados e com preços bastante acessíveis ao consumidor que variam de £ 1.09 a £ 1.99 o quilo, também encontramos embalagens com 6 (seis) tomates pequenos por £ 0.55. Aqui o preço não pode ser usado como desculpa para deixar de incluir o tomate na dieta alimentar.

 

Fontes:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Tomate

http://www.infoescola.com/frutas/tomate/

http://www.fatsecret.com.br/calorias-nutrição/genérico/tomates?portionid=54818&portionamount=100,000

 


%d bloggers like this: