Tapioca

Tapioca

A palavra Tapioca tem origem etimológica no Tupi que significa tapi (pão) + oca (casa).

Essa iguaria é tipicamente brasileira de origem indígena, e foi descoberta pelo colonizadores portugueses na Capitania Hereditária de Pernambuco que, perceberam que era um bom substituto do pão.

A Tapioca é uma substância farinácea fina feita com a fécula extraída da raiz da mandioca. É também conhecida como goma de tapioca, goma seca, polvilho e polvilho doce.

Para o seu preparo é necessário hidratar a farinha, polvilho, ou goma, como queiram chamar. Isto significa que, para obter o resultado desejado é necessário ficar húmida, em seguida espalhar em uma chapa ou frigideira em fogo brando para que possa coagular e virar um tipo de panqueca ou crepe seco. Veja como se prepara no nosso site nas receitas de Tapioca com ovo mexido e Tapioca com Chouriço.

TapiocaA Tapioca não contém glúten, que é uma proteína que pode causar inflamação no organismo e fazer com que o corpo acumule gorduras, bem como, pode prejudicar o funcionamento do intestino e provocar inchaço, por isso pode ser uma ótima opção para substituir o pão no café da manhã.

Hoje a Tapioca pode ser servida no café da manhã, almoço, lanche, jantar e até sobremesa. Isto acontece porque ela aceita e combina com os mais variados recheios, que podem ser doces ou salgados, lights ou calóricos, dependendo gosto de quem a consome.

Possui baixo teor de sódio, sem gordura, rica em carboidratos de fácil digestão. Não é rica em vitaminas, porém estão presentes alguns sais minerais, como por exemplo: Ferro, Cálcio e em menor proporção o Magnésio, Fósforo, Potássio, Zinco, Manganês e Cobre.

Não é uma tarefa fácil encontrar a goma, polvilho de tapioca aqui na Europa, mais especificamente na Inglaterra, pois não é comum a venda nos supermercados, e não existe loja que venda produtos brasileiros na cidade onde moramos, por isso, adquirimos o nosso polvilho ou farinha no site de vendas de produtos com o nome Tapioca Flour.

 

Deixe uma resposta


%d bloggers like this: