Tapioca com ovo mexido

Tapioca com ovo mexido

Esta receita de Tapioca com ovo mexido é tipicamente brasileira mais precisamente das regiões Norte e Nordeste do País,  provei a tapioca quando estive no Brazil e gostei muito, mas até então não tinha encontrado aqui na Europa a goma (aqui chamamos de farinha) com a qual se faz a tapioca. Após muito pesquisar nos sites que vendem produtos encontrei e preparei a receita, sei que muitos não conhecem, mas posso lhes afirmar que é muito boa e de fácil preparo.

ingredientes-img

  • 150g de goma ou farinha de tapioca (325,5 kcal)
  • 5 ovos (335,25 kcal)
  • 1 Colher de sopa de manteiga (102 kcal)
  • Sal fino (0 kcal)

dados-img Dados úteis sobre a receita

  • Tempo de preparação: 25min
  • Grau de dificuldade: baixo
  • Número de tapiocas: 4

preparacao-img

Primeiramente, ponha a goma ou farinha da tapioca numa tigela e vá adicionando água aos poucos para ficar húmida, pois para preparar a tapioca a goma ou farinha precisa está húmida. Para as pessoas que já compram ela húmida, não precisa adicionar água.

Após humedecer a goma, passe na peneira.

No fim de peneirar a goma, adicione um pouco de sal em pó só para dá gosto, não precisa adicionar muito sal, e misture bem.

Antes de preparer a tapioca, prepare os ovos mexidos. Coloque numa frigideira a manteiga, deixe derreter e em seguida coloque os ovos, um pouco de sal fino e mexa muito bem, sem parar, com o lume brando.

Quando os ovos estiverem com uma textura grossa desligue o lume. Não convém fritar muito para não deixa-los tipo pipoca porque fica complicado colocar no recheio da tapioca.

Assim que os ovos mexidos estiverem prontos reserve para o recheio.

Numa frigideira antiaderente ponha a goma ou farinha de tapioca de forma espalhada e o suficiente para ela criar uma textura, em seguida amasse a goma com a palma da mão.

Assim que tapioca estiver cozida de um lado, vire-a e sempre rodando a tapioca para não queimar e com o lume brando. Deixe está por alguns minutos e retire da frigideira.

Coloque a tapioca numa superficie com espaço o suficiente para rechear. Lembrando que a parte que leva o recheio é aquela em que foi virada por ultimo.

Espalhe os ovos mexidos por toda superficie da tapioca e em seguida enrrole e ponha num prato.

Assim que estiverem prontas, sirva as tapiocas que pode ser no pequeno almoço, lanche ou até mesmo no almoço. Espero que goste e bom apetite.

Notas

  • Teor calórico da receita = 762,75 kcal
  • Cada tapioca = 190,69 kcal

Veja esta receita em video no YouTube

Deixe uma resposta


Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
%d bloggers like this: