Salmão

Salmão

O salmão é uma espécie de peixe procedente das águas frias do norte da Eurásia e da América, é naturalmente encontrado nos Oceanos Atlântico e Pacífico, e pertence a família Salmonidae juntamente com as trutas.
Sua carne de característica rósea ou avermelhada é proveniente do pigmento chamado Astaxantina, uma vez que o peixe se alimenta do camarão marinho, e este fruto do mar por sua vez, se alimenta de algas e de seres unicelulares, e assim que é consumido pelo salmão o pigmento é transportado para seus tecidos gordurosos. Todavia, a coloração da carne irá depender da sua dieta alimentar podendo variar de branca, rósea ou avermelhada.
O peixe é muito apreciado pelos consumidores, pois sua carne tem um poderoso antioxidante presente no Selênio que combate os radicais livres, ajuda a prevenir doenças inflamatórias e atua no sistema imunológico de quem o consome. É fonte de Triptofano, Vitamina D, Ácidos Graxos, Proteína, Vitamina B3, Vitamina B12, Vitamina B6, Fósforo e Magnésio, é também rica em Ômega 3, substância recomendada pelos médicos e que ajuda a prevenir doenças cardiovasculares.
Os benefícios relacionados ao consumo do peixe foram descobertos por volta da década de 70, através de pesquisas realizadas nos Esquimós da Groenlândia onde se constatou que este povo possuía o coração em perfeito funcionamento, tudo graças a sua dieta ser a base do peixe.
Sua carne é macia, saborosa e muito nutritiva, 100g de salmão equivale a 146kcal, ou seja 38% de Lipídios, 0% de Carboidratos e 62% de Proteínas.

Aqui no Reino Unido encontramos com facilidade o salmão nos supermercados, e o preço varia muito, não podemos dizer que seja barato pois duas postas pequenas custa em torno de £ 3.00. Algumas vezes encontramos o peixe inteiro em promoção por menos de £ 10.00, é quando aproveitamos para comprar, pois vale a pena consumi-lo.

Fonte:

http://pt.wikipedia.org/wiki/salmao

www.infoescola.com/peixe/salmao

www.fatsecret.pt/calorias-nutriçao/generico/salmao

www.globoesporte.globo.com/eu-atleta/nutriçao/guia/polemica-do-salmao-o-peixe-criado-em-cativeiro

Deixe uma resposta


%d bloggers like this: