Risoto de Bacalhau

Risoto de Bacalhau

A palavra Risoto significa “pequeno arroz” e, como toda gente sabe é um prato típico italiano inventado no século XI no norte da Itália, mais especificamente na região da Lombardia, quando a Sicília era dominada pelos Sarracenos, e foi este povo quem levou os grãos para a preparação do Risoto.

A receita que até hoje está em alta na gastronomia e encanta varias pessoas foi criada quase que por um acidente no século XVI, em um festa de casamento, segundo acervos históricos.

O criador do Risoto foi Valério di Fiandra que além de mestre vidreiro, destacava-se na gastronomia, e criou naquela festa o “risotto alla milanese”, prato este que foi apreciado por todos os convidados.

Esta receita de Risoto de Bacalhau que ora vos apresento,  é uma junção da culinária italiana com um ingrediente muito apreciado pelo povo português, que é o bacalhau, todavia peço aos meus compatriotas para não “torcerem o nariz” para esta receita, porque eu sei que não temos o hábito de comer o bacalhau nosso de cada dia acompanhado com arroz, e quase toda gente pensa que o peixe não combina com o vegetal, porém, fica a dica para os apreciadores do Risoto, bem como para as pessoas que nunca prepararam a receita em casa a confeccionar.

Como vocês podem perceber ela não é difícil de fazer, e o resultado final irá surpreender a todos. Bom apetite.

 

  • 1 Posta de bacalhau grauda ±260g (213 kcal)
  •  150g de Arroz arbório (517,5 kcal)
  •  Azeite a gosto 50ml (442 kcal)
  •  1/2 Cebola cortada a meia lua (23 kcal)
  •  2 Dentes de alho picados (8 kcal)
  • 30ml de vinho branco (25 kcal)
  •  Salsa a gosto (4 kcal)

   Dados úteis sobre a receita

  • Tempo de preparação: 45 minutos
  • Grau de dificuldade: baixo
  • Número de pessoas que serve: 2

Num tacho ao lume com água a ferver, adicione a posta de bacalhau, tape o tacho, e deixa-se cozer entre 8 a 10 minutos.

Enquanto o bacalhau coze, adicione numa tigela uma boa quantidade de azeite para mergulhar a posta do bacalhau neste azeite para que ganhe o gosto do bacalhau.

Quando o bacalhau estiver cozido, coloque na tigela com azeite, adicione mais um pouco de azeite e deixa-se repousar por 3 minutos ou pelo tempo que desejar.

Reserve a água que cozeu o bacalhau, que irá ser necessária no momento da cozedura do arroz, porém verifique se está boa de sal antes de a utilizar.

Em outro tacho ao lume, adicione uma parte do azeite que ganhou o aroma do bacalhau, reserve a outra parte.

Adicione a cebola e a deixe ficar loura, caso o refogado com a cebola ficar seco, adicione um pouco do caldo que cozeu o bacalhau.

Entretanto, adicione o vinho na outra parte do azeite em que estava o bacalhau, misture tudo muito bem e reserve.

Desfie o bacalhau em lascas, se achar necessário, guarde umas lascas maiores para decorar o prato quando ficar pronto.

Volte ao tacho em que a cebola estava refogando, adicione o alho, adicione mais um pouco do caldo que cozeu o bacalhau e deixa-se refogar por mais 3 minutos.

Passado os 3 minutos, adicione o arroz, mexa e adicione em seguida o preparado do azeite com o vinho, mexa e deixe o vinho evaporar.

Em seguida adicione 3 conchas do caldo que cozeu o bacalhau e deixa-se cozer o arroz entre 12 a 15 minuto, entretanto vá sempre mexendo.

Depois de 15 minutos cozendo verifique se o arroz já está cozido, caso não esteja, adicione mais caldo, pois na medida em que ele vai secando, adicione o caldo.

Deixa-se cozer por mais 5 minutos. Após os 5 minutos, prove o arroz, caso esteja ao dente é porque já está bom.

Adicione em seguida o bacalhau, a salsa picada,  envolva os ingredientes.

Desligue o lume, prepare o prato, decore com as lascas maiores de bacalhau que havia reservando anteriormente e com a salsa picada.

Espero que goste e bom apetite.

 

Notas:

Teor calórico da receita = 1233 kcal

Por pessoa = 617 kcal


%d bloggers like this: