Pudim de morango gelado

Pudim de morango gelado

Quando chega o verão na Europa é tempo de degustar as deliciosas sobremesas geladas, é também a estação onde encontramos muito mais variedades de frutas, que nesta época estão realmente saborosas, por isso temos a possibilidade de preparar sobremesas com as mais variadas frutas dentre as quais os pêssegos, cerejas, kiwi, melão, uvas, morangos, manga, ananás, entre outras.

Das frutas acima mencionadas, escolhi os morangos, e a sobremesa, um Pudim de morango gelado. O pudim gelado de frutas é a sobremesa mais popular do momento, por ser saborosa e prática, pois é preparada no liquidificador e não precisa ir ao forno, somente ao frigorífico até atingir a consistência de pudim. No vídeo explico passo a passo a receita.

Na receita de pudim de morango gelada uni a gelatina com o pudim, e como disse anteriormente usei a fruta para ressaltar o sabor do morango em dois momentos: No primeiro, cortada ao meio para quando as pessoas degustarem o pudim sentirem o morango in natura, o que deixou a sobremesa estética e visualmente muito bonita na hora em que ficou pronta e acabada; e no segundo momento na hora em que bati os ingredientes no liquidificador.

Ao falar especificamente sobre os morangos dentro da sobremesa, vale ressaltar que, para a quantidade de ingredientes usei 300 gramas do fruto e dividi da seguinte forma: 100 gramas cortados e postos para decorar a sobremesa enterrados entre a primeira e a segunda camada da gelatina, e as 200 gramas que sobraram bati juntamente com os ingredientes do pudim, contudo, se quiser acrescentar mais morangos no líquido do pudim, é absolutamente necessário aumentar a quantidade dos demais ingredientes.

Prepare o seu pudim de morango gelado também, e não caia na tentação das sobremesas prontas que encontram-se a venda nos supermercados, sei que você mira na praticidade, porém elas possuem seus prós e contras, como por exemplo: facilita a vida de quem não possui tempo de preparar uma receita caseira, economiza tempo e é mais cômodo; por outro lado são produtos cem por cento industrializados, muitas vezes com excesso de açúcar que não é muito recomendado pelos especialistas; tira o prazer de preparar algo para si e para os membros da família, os quais depois de degustar sua receita com certeza irão tecer os mais variados elogios, e quem não gosta de receber elogios não é mesmo?

 

  • 300g de Morangos (96 kcal)
  • 2 Saquetas de gelatina com sabor a morango (180g) (103 kcal)
  •  10 Folhas de gelatina sem sabor ou 20g (61,9 kcal)
  •  250ml d’Água quente (0 kcal)
  •  250ml d’Água natural (0 kcal)
  •  300ml de Natas (1043 kcal)
  •  390ml de Leite condensado (1283,75 kcal)
  •  200ml d’Água natural (0 kcal)

 Dados úteis sobre a receita

  • Tempo de preparação: 15 minutos para preparer + 15 horas no frigorifico
  • Grau de dificuldade: médio
  • Número de pessoas que serve: 10

Num medidor de líquidos adicione a gelatina da saqueta.

De seguida adicione as 250ml d’água quente para dissolver a gelatina, mexa para incorporar e a gelatina derreter por completo, adicione as 250ml d’água natural e mexa novamente.

Despeje 250ml da gelatina preparada numa forma de silicone, deixe que o líquido arrefeça totalmente por uns 15 minutos antes de levar ao frigorífico.

Leve a gelatina ao frigorífico de 4 a 5 horas.

Reserve as 250ml restante da gelatina em temperatura ambiente para ela continuar líquida e não endurecer.

Passado as 5 horas, retire a gelatina do frigorífico para preparar a segunda parte do pudim.

Lave os morango e retire o pé, faça pequenos golpes na gelatina para enterrar os morangos e ficarem firmes, com o bico enterrado e o pé para a parte de cima.

Ao término de colocar os morangos na gelatina, adicione as 250ml de gelatina que foi reservada e que estava em temperatura ambiente.

Leve novamente a gelatina ao frigorífico por mais 4 ou 5 horas.

10 minutos antes do término do tempo acima previsto, adicione no liquidificador o leite condensado, as natas, os morangos que sobraram, que neste caso foram 200g, cortados em pequenos pedaços, as 200ml d’água, a outra saqueta de gelatina de morango e bata por 1 minuto.

Desligue o liquidificador e adicione a gelatina sem sabor previamente derretida no microondas, ligue novamente o liquidificador e bata por mais 3 minutos.

Despeje todo o conteúdo do liquidificador na forma, tape e leve ao frigorífico por mais 6 horas.

Passado o tempo necessário, retire o pudim do frigorífico, desinforme, pois ele já estará pronto para ser servido.

E o resultado final, é um pudim lindo e saboroso para você degustar juntamente com a família. Espero que goste e bom apetite.

 

Notas:

  • Teor calórico da receita = 2588 kcal
  • Por fatia = 259 kcal

%d bloggers like this: