Maçãs assadas com vinho do Porto

Maçãs assadas com vinho do Porto

A receita de hoje é uma sobremesa de Maçãs Assadas com Vinho do Porto e que por acaso é também uma das minhas sobremesas favoritas, que preparo em momentos especiais e resolvi partilhar com todas as pessoas que adoram preparar receitas de sobremesas diferentes, bem como, as que gostam de inovar na cozinha. Os principais ingredientes desta receita são a maçã e o Vinho do Porto, que é relativamente caro até aqui no Reino Unido, porém, você não precisa necessariamente usar o melhor Vinho do Porto, procure o mais barato. Já me perguntaram se pode substituir o referido vinho por outro, e a resposta é não, pois só o Vinho do Porto deixa a sobremesa com gosto especial, lhe dando um toque de requinte. Para preparar esta receita, vamos precisar dos seguintes ingredientes:

ingredientes-img

  • Maçãs Vermelhas ( 7= 504 kcal)
  • Açúcar Louro (±50g = 188 kcal)
  • Vinho do Porto (± 150ml = 239 kcal)

dados-img Dados úteis sobre a receita

  • Tempo de preparação: 70min
  • Grau de dificuldade: baixo
  • Número de pessoas que serve: 7

preparacao-img

Fure inicialmente as maçãs, começando pelo pé da maçã.

Eu por acaso tenho esta peça, mas se não tiver esta peça também pode fazer o buraco na maçã com uma faca.

Então, fure as maçãs até um pouco mais de metade. Não convém furar toda para depois ter um fundo para segurar o Vinho do Porto e o açúcar.

Depois retirar o caroço de cada maçã, coloque o Vinho do Porto dentro de cada buraco de cada maçã, e deixe o Vinho do Porto repousar  durante uns 2 minutos para permitir ao vinho que se espalhe dentro.

De seguida adicione uma colher de açúcar em cada buraco de cada maçã e passados uns 3 minutos, adicione mais um pouco de vinho para acabar de encher cada buraco de cada maçã.

Pode também fazer um corte em cada maçã para permitir ao vinho do porto que se espalhe melhor dentro.

Por fim adicione mais uma colher de açúcar e de seguida leve ao forno previamente aquecido a 200ºC de temperatura durante 50 a 60 minutos.

Depois de retirar as maçãs do forno, deixe-as arrefecer um pouco.

Para acompanhar se tiver onde encontrar, adicione uma castanha-do-Pará, que é um fruto seco muito saboroso de uma região do Brasil, mas caso não consiga arranjar, pode também acompanhar outros frutos secos como, uma noz, ou uma amêndoa ou uma avelã e caso aprecie um sabor a canela, pode também adicionar a gosto.

Para acompanhar a sua sobremesa de Maçãs assadas com Vinho do Porto, um cálice de um bom vinho do Porto e por fim uma bica, o nosso café tradicional português.

Notas:

  • Teor calórico da receita =  931 kcal
  • Cada maçã = 133 kcal

Deixe uma resposta


%d bloggers like this: