Esparguete com Camarão

Esparguete com Camarão

Dizem que na pré-história o homem se apercebeu que alguns grãos moídos eram comestíveis e,  somente mais tarde com a descoberta do fogo cozeu-se em água e obteve-se uma massa farinhenta. Não se sabe ao certo em que época a massa fez parte da alimentação do homem e nem em qual civilização ela começou a ser introduzida na dieta alimentar, todavia há registros nas civilizações assíria e babilónica, mas provavelmente foram os chineses e os árabes os primeiros a terem a ideia de espalmar, corta e cozinhar a massa.

Como a massa foi introduzida no Continente Europeu? Conta a lenda que foi através de Marco Polo que teve a oportunidade de provar e trazer para a Europa nas suas viagens através da China. Sabe-se, no entanto, que os gregos e romanos já haviam introduzido a massa nos hábitos alimentares muito antes disto, por isso, a origem das massas não é pacífica e muitos países reclamam para si a invenção e divulgação.

Os primeiros registros históricos que confirmam a produção de massa seca em escala industrial, porém de forma artesanal, foram realizados por um geógrafo árabe que afirma que numa localidade em Palermo, na Sicília era produzida a massa em forma de tiras.

No século XIX surgiram os primeiros processos mecânicos aplicados ao fabrico das massas, por volta de 1850 em Nápoles apareceram as primeiras prensas mecânicas, e isto possibilitou a produção de massa a custo baixo, e contribuiu para que se tornasse um produto popular.

Os elementos históricos existentes nos fazem associar a massa a Itália, o que é perfeitamente compreensível, haja vista que o povo italiano foi o que mais contribuiu ao longo dos tempos para o desenvolvimento das diversas formas de confeccionar massas, posto que inventaram mais de 500 variedades.

A palavra Esparguete (português europeu) Espaguete (português brasileiro) ou Spaghetti italiano, significa barbante e hoje é uma estrela na culinária mundial, sendo utilizado na confecção de variados pratos, e eu como apreciador desta massa, trago-lhes a minha receita de Esparguete com Camarão, espero que todos gostem assim como eu.

 

  • 500g de Esparguete (1780 kcal)
  •  1kg de Camarão médio (1060 kcal)
  •  150g de Camarão miúdo médio (159 kcal)
  •  2 Colheres de sopa de sal grosso (0 kcal)
  •  Pimenta a gosto (2,55 kcal)
  •  1 Malagueta moida (0,45 kcal)
  •  1 Colher de chá de colorau com picante (16 kcal)
  • Azeite ± 30ml (265 kcal)
  •  1 Colher de sopa de massa de alho (32 kcal)
  •  1 Folha de louro (-)
  • 1 Colher de sopa de manteiga (102 kcal)
  •  400ml de Cerveja (174 kcal)  

 Dados úteis sobre a receita

  • Tempo de preparação: 50 minutos
  • Grau de dificuldade: baixo
  • Número de pessoas que serve: 4

Tempere os camarões médios com pimenta do reino, malagueta, sal, colorau picante, massa de alho, folha de louro partida ao meio, e metade da cerveja.

Lave as mãos, envolva todos os ingredientes, e deixe marinar por 10 minutos.

Enquanto os camarões estão a marinar. Num tacho ao lume com a água a ferver adicione o esparguete, o sal, e deixe cozer por 10 minutos.

Após os 10 minutos que os camarões estão a marinar. Leve uma frigideira ao lume, adicione um fio de azeite, a manteiga, e os camarões, coloque o caldo que marinou o camarão, e a outra metade da cerveja. Deixa-se cozer entre 10 a 12 minutos.

Passado o tempo estipulado, vire o marisco e deixe cozer por mais 5 minutos.

No fim dos 5 minutos, retire os camarões médios, adicione os camarões miúdos e o esparguete previamente escorrido.

Envolva bem a massa e os camarões no molho entre 4 a 5 minutos para pegar bem o sabor.

Após este tempo, desligue o lume, sirva-se do esparguete com camarão e bom apetite.

 

Notas:

Teor calórico da receita = 3591 kcal

Por pessoa = 898 kcal

Deixe uma resposta


%d bloggers like this: