A dica de assar um chouriço em menos de 2 minutos

Dica de assar um chourico em menos de 2 minutos

A dica de assar um chouriço em menos de 2 minutos

Assim como outros enchidos o chouriço é muito apreciado na gastronomia portuguesa, tanto é verdade que usamos como ingrediente na nossa culinária tradicional, como no Cozido à Portuguesa, na Sopa de Pedra, na Feijoada à Portuguesa, na Chispalhada, no Caldo verde, no Arroz de pato ou Pato escondido, entre outras.

O chouriço é produzido em varias zonas de Portugal e por isso possuimos uma boa variedade de chouriços, das quais irei citar somente algumas: Chouriço de ossos ou Botelo proveniente de Trás-os-montes; Chouriço de cebola produzido na Cidade Ponte de Lima, região do Minho; Chouriço de Goés é típico da antiga India portuguesa (Goa, Damão e Diu); entre outras variedades.

Mas, o mais saboroso na minha opinião é o chouriço produzido na Região do Alentejo que é o melhor chouriço que Portugal produz.

Comemos os chouriços de todas as maneiras: quando saem do fumeiro, cozidos, fritos, assados, sozinhos, com acomapnhamentos, ou como ingredientes de vários pratos tradicionais como dito anteriormente.

O chouriço assado desta forma, no assador de barro é ótimo para petiscar acompanhado de fatias de pão caseiro, pois gostamos muito de petiscar com um delicioso pão caseiro. E para beber um delicioso vinho português ou uma boa cerveja.

Lembre-se, quando for assar o chouriço como na dica, usando o assador de barro, tenha muito cuidado ao manusear o álcool, pois este produto deve ser colocado antes de acender o lume e a garrafa afastada para bem longe, para não correr o risco de acontecer acidentes.

Tome todas as precauções, tal qual eu explico no vídeo, que tudo irá correr bem, e bom apetite.

 

  • 1 chouriço (200g) (910 kcal)

 Dados úteis sobre a receita

  • Tempo de preparação: menos de 2 minutos
  • Grau de dificuldade: baixo
  • Número de pessoas que serve: depende

Faz-se alguns golpes diagonais no chouriço.

Coloca-se o chouriço no assador de barro e deita-se o álcool.

O assador de barro deve ser posto num sitio onde seja seguro assar, com uma folha de alumínio por baixo.

Com fósforo ou isqueiro com cabo comprido, acenda o álcool com muito cuidado.

Deixa-se o chouriço assar de um lado, e depois vai se virando com um pegador ou garfo comprido até ficar bem assado.

Terminou de assar é só servi-se com fatias de pão.

 

Notas:

  • Teor calórico da receita = 910 kcal

%d bloggers like this: