Brigadeiro com castanha do Pará

Brigadeiro com castanha do Pará

O brigadeiro é um doce que pertence a culinária brasileira, uns dizem que sua origem é carioca, outros que é paulista e a terceira versão diz que é gaúcha. A receita original leva cacau, leite condensado e manteiga, ao longo dos tempos mais ingredientes foram adicionados a receita e hoje existem brigadeiros dos mais variados sabores, como: brigadeiro de doce de leite, paçoca, café, avelã, côco, queijo, caipirinha etc, que são chamados de brigadeiros Gourmet.

Mas você em que circunstância foi criada a receita de brigadeiros?

No ano de 1945 o Brasil vivia um processo de redemocratização com eleições para presidência da República, a Capital do País era, então, a cidade do Rio de Janeiro, e um dos candidatos a eleição presidencial chamava-se brigadeiro Eduardo Gomes. Algumas senhoras da sociedade carioca criaram comitês de apoio a este candidato à presidência da República e promoviam chás da tarde em suas reuniões, os quais eram regados de guloseimas e doces variados. Numa destas reuniões a autora do doce apareceu com uma novidade, um doce preparado com leite condensado e chocolate, que para homenagear o seu candidato, o chamou de brigadeiro, nome pelo qual o doce ficou conhecido por todos, desde então.

O brigadeiro virou paixão nacional dos brasileiros e é servido quase sempre em festas e comemorações, hoje existem inúmeros sabores deste doce, na verdade, ele combina com diversas ocasiões e agrada todos os gostos, porque o limite para esta receita é a imaginação.

Na receita de brigadeiro com castanha do Pará, unimos os ingredientes tradicionais do brigadeiro com a Castanha do Pará, que não é novidade para ninguém que ela me conquistou faz algum tempo, tanto é verdade, que possuo duas receitas de sobremesas que são: Tarte com recheio de castanha do Pará Brasil e a Tarte de Castanha-do-Pará à Bernardino, as quais utilizo a Castanha do Pará Brasil como  ingrediente principal.

 

  • 5 Colheres de sopa de cacau em pó (62,5 kcal)
  • 2 Colheres de sopa de manteiga (204 kcal)
  • 1 Lata de leite condensado (1284 kcal)
  • 70g de Castanha do Pará para o recheio (459,2 kcal)
  • 200g de Castanha do Pará para cobertura (1312 kcal)
  • Formas (-)

 Dados úteis sobre a receita

  • Tempo de preparação: 60 minutos
  • Grau de dificuldade: baixo
  • Número de pessoas que serve: depende, renderam 40 brigadeiros

Num tacho adicione o cacau em pó, o leite condensado e a castanha, previamente triturada, envolva muito bem todos os ingrediente antes de levar ao lume.

Ligue o lume, adicione por fim a manteiga, e mexa sem parar.

Assim que o brigadeiro estiver soltando do fundo do tacho desligue o lume.

Adicione o brigadeiro num prato ou recipiente para arrefecer por 40 minutos.

Quando a massa do brigadeiro estiver fria, pegue uma pequena porção da massa e enrole na palma das mão no formato de uma esfera.

Em seguida passe pela castanha triturada ou por outra cobertura se assim desejar, e coloque nas respectivas formas.

Repita o processo até terminar a massa.

Espero que goste e bom apetite.

 

Notas:

  • Teor calórico da receita = 3322 kcal
  • Cada brigadeiro = 83,05 kcal

Veja esta receita em video no YouTube


Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
%d bloggers like this: