Barriga de porco crocante

Barriga de porco crocante

Em Portugal dar-se o nome de entremeada a esta parte do porco, no Brasil chama-se barriga e na Itália denomina-se pancetta, para designar a carne macia, sem osso, entremeada de gordura e ainda com couro anexo a peça, também considerada uma das partes mais saborosas do porco.

A carne suína possui uma grande importância na culinária portuguesa, pois a partir dela são confeccionadas várias receitas que fazem parte da nossa culinária tradicional, e a prova de que o animal é importante em nossa culinária é que, até a pouco tempo em algumas regiões, sobretudo, no Alentejo e Trás-os-Montes vinha se mantendo um ritual de tradição milenar, com o nome de matança do porco. No Alentejo o ritual acontecia no início de dezembro a meados de fevereiro. Festa esta que foi proibida por questões sanitárias.

Logo, por ser português e gostar imenso da carne suína e da nossa culinária tradicional e contemporânea, preparei esta receita de Barriga de porco crocante que pode ser servida como entrada, petisco ou como um delicioso prato principal, a depender do gosto de cada um e de como apetece melhor servir. Perceba o quão macia a febra ficou e estaladiço o couro fica.

A dica que deixo a todos vós que irão preparar esta receita ou outra usando a entremeada do porco é para comprar a peça “in natura” e fresca de preferência para ser assada no dia, pois não recomendo o seu congelamento para ser consumida em outra ocasião porque irá modificar o sabor do assado, e quando for preparar a pancetta nunca sirva mal passada,  isto é muito importante.

 

  • 1kg de Barriga de porco ou entremeada (5180 kcal)
  •  1 Colher de sopa de sal grosso (0 kcal)
  •  1 Folha de louro (-)
  • 2 Estrelas de anis (9,9 kcal)
  •  10ml de Vinagre branco (6kcal)
  •  1 Colher de sopa de sal fino (0 kcal)

 Dados úteis sobre a receita

  • Tempo de preparação: 2 horas
  • Grau de dificuldade: baixo
  • Número de pessoas que serve: Depende

Inicie a receita temperando a peça com sal grosso, folha de louro partida ao meio e as estrelas de anis, deixa-se marinar por 10 minutos.

Passado o tempo estipulado, leve a peça num tacho com água a ferver com o couro virado para cima, e deixe cozer de 15 a 20 minutos.

Após o tempo estipulado, retire a peça d’água, limpe o couro com papel toalha para enxugar e deixá-lo seco.

Com a ajuda de uma faca dê alguns golpes no couro, de seguida adicione o vinagre branco e passe o sal fino por toda a extremidade do couro.

Leve a peca ao forno a 180 graus de temperatura por 50 a 60 minutos.

Depois de 1 hora assando em lume brando a peça, retire-a do forno se estiver assada e o couro estaladiço.

Corte a peça e perceba o quanto está macia suculenta e com o couro estaladiço. Espero que goste e bom apetite.

 

Notas:

  • Teor calórico da receita = 5196 kcal

%d bloggers like this: