Bacalhau grelhado com migas

Bacalhau grelhado com migas

Receita simples de Bacalhau grelhado com miga e arrisco-me a dizer que não é muito calórica também, porque como o próprio nome diz, as postas do bacalhau são grelhadas e servidas juntamente com as migas e os grelos.

Todos sabem que o bacalhau é o peixe do português e na mesa de uma casa portuguesa ele é servido no mínimo umas três vezes ao ano, por óbvio temos excepções, porque existem portugueses que não gostam do peixe, logo as excepções existem para que as regras sejam confirmadas, não é mesmo?

Vou lhes contar um caso particular, quando eu era miúdo, na minha casa comia-se bacalhau com frequência, porque naquela época era mais barato e o bacalhau era considerado o peixe dos pobres. E quando minha mãe, que é uma cozinheira de mão cheia, preparava o bacalhau, independente de qual fosse a receita, eu não gostava de comer, e ela com sua experiência de vida e sabedoria dizia-me o seguinte: ” Haverá uma altura em que tu irás querer comer bacalhau e não terás à mesa”. Como não gostava do peixe, não me importava.

O Tempo passou, cresci, e comecei a gostar de comer bacalhau, migrei e agora, gostava de comer bacalhau com mais frequência e não posso, porque aqui no Reino Unido não é tão fácil adquirir bacalhau com a qualidade e a facilidade com que encontramos em Portugal, por vários motivos, dentre os quais dois são principais: primeiro porque o inglês não possui o hábito de consumir o peixe, logo não é de fácil comercialização, há a venda nos supermercados, mas a qualidade não é boa para quem conhece e é acostumado a consumir bacalhau de boa qualidade. Segundo que os melhores bacalhaus de qualidade média ou boa, só encontramos nos cafes portugueses, entretanto, como trata-se de produto importado o preço não é muito atractivos e nem agradáveis, por conta dos altos impostos.

Mas atenção! Os melhores bacalhaus são comercializados em Portugal, porque para aqui só vem bacalhau de qualidade média, e raramente de boa qualidade, o que as vezes nem vale a pena comprar por conta do preço.

Por esses inconvenientes e pormenores que enfrentamos por aqui, penso que consumo pouco o peixe na minha casa, e gostava de comer muito mais porque hoje gosto imenso do bacalhau, e sempre que estou à  mesa degustando as receitas que preparo onde o bacalhau é o ingrediente principal, lembro das palavras de minha mãe no tempo em que eu era miúdo em que tínhamos bacalhau à mesa de óptima qualidade e eu não gostava de comer.

 

  • 2 Postas de bacalhau ± 500g (410 kcal)
  • 250g de Migas (1008 kcal)
  •  140g de Feijão frade (134,4 kcal)
  •  250g de Espinafres (57,5 kcal)
  •  2 Dentes de alho picados (8 kcal)
  •  1 Colher de sopa de sal grosso (0 kcal)
  •  Pimenta a gosto (2,55 kcal)
  • Azeite a gosto ± 30ml (265 kcal)

 Dados úteis sobre a receita

  • Tempo de preparação: 45 minutos
  • Grau de dificuldade: baixo
  • Número de pessoas que serve: 2

Num tacho com água ao lume adicione os espinafres, em seguida o sal, e deixa-se cozer entre 5 a 8 minutos.

Enquanto os espinafres estão cozendo, coloque as postas do bacalhau para grelhar.

Unte primeiramente a grelha com azeite ou óleo para que postas não fiquem agarradas durante a confecção na grelha e se desmanchem.

Deixa-se grelhar as postas por 20 minutos, entretanto, verifique sempre para virar as postas para grelharem de ambos os lados.

Passado o tempo necessário para cozer os espinafres, retire-os d’água.

Reserve a água da sua cozedura para quando estiver preparando as migas.

Numa frigideira ao lume brando, adicione o alho, as migas, mexa, adicione o azeite, e a pimenta, e mexa os ingredientes por 10 minutos.

Caso fique muito seco, adicione uma concha d’água que cozeu os espinafres, incorpore bem a água nas migas.

Após os 10 minutos, adicione o feijão frade nas migas, mexa, e deixa-se de 4 a 5 minutos, para que o feijão tome o gosto dos ingredientes.

Passado o tempo acima estipulado, desligue o lume, e vá verificar se o bacalhau já está assado.

Sirva a posta de bacalhau juntamente com as migas, os espinafres, e bom apetite.

 

Notas:

  • Teor calórico da receita = 1885,45 kcal
  • Por pessoa = 943 kcal

%d bloggers like this: