Bacalhau à Lagareiro

Bacalhau à Lagareiro

A receita de hoje é Bacalhau à Lagareiro, receita antiga da culinária portuguesa. Segundo as tradiçōes, esta receita era preparada nas fogueiras próximas aos Lagares de Azeite, no final do mês de outubro quando se moía a azeitona e fazia azeite novo, e a forma de preparação era bem peculiar, assava-se o bacalhau no forno, bem como as batatas e as cebolas, estas eram presas num arame e penduradas, assim que os ingredientes ficavam assados, juntava-se alho cru e regava-se com bastante azeite fresco tirado do lagar. O seu principal ingrediente é justamente o azeite, pois quanto melhor a qualidade do azeite, mais saborosa será a receita.

Hoje esta receita ganhou várias versōes, a minha preparo no forno do fogão, pois onde moro não tenho possibilidade de assar as postas do bacalhau na brasa juntamente com as batatas, mas nem por isso a receita deixa de ser saborosa.

ingredientes-img

  •  2 postas de bacalhau (366 kcal)
  • 700g de batata pequena (364 kcal)
  •  Azeite à gosto (± 100ml = 820 kcal)
  • 1 ramo de salsa picado (9 kcal)
  •  Alho à gosto (± 6 dentes = 24 kcal)
  •  Pimenta à gosto ( 2,55 kcal)

 

dados-img Dados úteis sobre a receita

  • Tempo de preparação: 60min
  • Grau de dificuldade: baixo
  • Número de pessoas que serve: 2

 

preparacao-img

Num tacho com água a ferver, adiciona-se uma colher de sopa de sal, convêm ser cheia de sal pois a batata é com casca e custa a absorver o sal, em seguida coloca-se as batatas, estas quanto mais pequenas melhor para cozer. Deixe ferver por 20minutos.

Em seguida amasse os alhos, convêm ser com casca, no fim de amassar todos, reserve.
Enquanto as batatas estão a cozer, coloque o bacalhau num tabuleiro, mas antes unte a gelha com óleo para o bacalhau não agarrar na grelha, e coloque um pouco de água no tabuleiro para não levantar muito fumo e leve ao forno por mais ou menos 20 minutos, a 250ºC de temperatura.
No fim de 20 minutos verifique se as batatas estão cozidas, espete com um garfo sempre pela maior, se tiverem cozidas, escorra e deixe arrefecer um pouco para em seguida esmurrar.
Esmurre as batatas para ficarem meio abertas e coloque num tabuleiro para levar em seguida ao forno.
Passado os 20 minutos verifique se o bacalhau está assado de um lado, vire-o e leve ao forno por mais 10 minutos.
Ao final do tempo, verifique se o bacalhau assou, se tiver assado, coloque o mesmo na parte de baixo no forno para manter a temperatura e em seguida as batatas para assar até ficarem louras.
Enquanto as batatas estão assando, coloque numa frigideira o azeite que vai depender do gosto da pessoa e também da quantidade de pessoas que irão se servir, e os alhos amassados e frite os alhos até ficarem louros.
No fim de 10 minutos as batatas já estão louras, retire-as do forno, e sirva juntamente com o bacalhau.
No prato, tempere o bacalhau com azeite e o alho frito, coloque por cima a salsa picada e  pimenta à gosto. Para acompanhar tenha um bom vinho branco, e bom apetite.

Notas:

  • Total de Calorias = 1585,55 kcal
  • Por pessoa = 792,78 kcal

Deixe uma resposta


%d bloggers like this: