Aspargos grelhados para acompanhamentos

Aspargos grelhados para acompanhamentos

Espargos ou Aspargos é uma planta muito utilizada na culinária mundial, nativa das costas ocidentais da Europa, norte da Espanha, Irlanda, Inglaterra, e noroeste da Alemanha, sua cultura generalizou-se e expandiu-se por quase todo o mundo, e por isso pode ser  consumida o ano todo.

A planta selvagem  era utilizada pelos gregos como medicamento que tratava desde problemas cardíacos à dor de dente, eles também acreditavam que os Aspargos eram afrodisíacos, e por isso usavam para curar os males do amor.

Na Roma Antiga, os Aspargos eram chamados de “legume de deus”, este povo conseguiu domesticar a planta, que a utilizavam tanto como medicamento, quanto como iguaria gastronómica.

Hoje este vegetal é altamente valorizado nas culinárias modernas e é considerado “comida de luxo”, pois mesmo nas regiões onde há condições propícias para o seu cultivo, o legume é caro. No Brasil, por exemplo, as condições de plantio não são adequadas, por isso, a produção nacional é pequena, logo, o consumo do vegetal não  popularizou-se no País, por conta deste fator e do preço,  não é um alimento muito comum na mesa do brasileiro.

Para além do seu sabor, e os ingleses estão dentre os mais saborosos por possuírem talos finos, os Aspargos são muito nutritivos, contêm vitaminas do Complexo B (ácido fólico), Betacaroteno (provitamina A), minerais como o Cálcio, Ferro e Fósforo, são excelentes fontes de glutationa, um antioxidante com forte actividade anticancerígena, auxilia na digestão e têm ação diurética e sedativa. São ótimos para quem está de dieta e quer controlar a ingestão de gordura, pois é pouco calórico .

Os Aspargos podem ser servidos como entrada, aliás, temos uma receita deliciosa de entrada no  nosso site com o nome de Aspargos com bacon, bem como, é um óptimo acompanhamento para pratos principais.

Por todos esses benefícios e por gostar muito do vegetal, preparei esta receita de Aspargos grelhados para acompanhamentos, indicado para acompanhar carnes, peixes e aves, que leva apenas alguns minutos para ficarem prontos.

E a minha dica de hoje é com salmão grelhado que fica delicioso porque os sabores combinam-se. Experimente também.

 

  • 200g de Aspargos (40 kcal)
  •  Azeite ± 30ml (265 kcal)
  •  Pimenta a gosto (2,55 kcal)
  •  1 Colher de chá de sal grosso (0 kcal)

 Dados úteis sobre a receita

  • Tempo de preparação: 10 minutos
  • Grau de dificuldade: baixo
  • Número de pessoas que serve: 1

Comece lavando os aspargos e deixe-os escorrer.

Verifique se os talos estão verdes, se não estiverem, corte as partes mais claras e duras do legume até a altura em que estiver verde.

Numa assadeira ao lume adicione um fio de azeite, coloque em seguida os aspargos, adicione o sal, e a pimenta.

Deixe-os a grelhar entre 4 a 5 minutos, mas sempre virando para não queimar o legume.

Passado-se o tempo acima, desligue o lume e sirva os aspargos como acompanhamento do seu prato principal.

Espero que goste e bom apetite.

 

Notas:

Teor calórico da receita = 308 kcal


%d bloggers like this: